domingo, 3 de fevereiro de 2008

Maioria dos portugueses considera que governo está a extinguir o SNS, diz sondagem

Protesto de cidadãos contra o encerramento de urgências e SAPs na Assembleia da República. Foto da LUSA

55% dos portugueses considera que o governo está a extinguir aos poucos o Serviço Nacional de Saúde e apenas 35% acham que está a ser feito o necessário para salvá-lo. Segundo a sondagem, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, Sic e Rádio Renascença, o governo perdeu simpatias - tem
agora um saldo negativo de 12% - e a maior subida de popularidade é para Francisco Louçã.
Mas o SNS não foi o único tema das perguntas feitas aos portugueses. A nova lei eleitoral para a autarquias - que impõe executivos de uma só cor partidária - merece a rejeição de 47%, contra 31,4% que consideram positivas as alterações. Sobre a Lei do tabaco, 40% dos entrevistados considera que ela está a ser aplicada com rigor excessivo, sendo apenas 27% os que têm opinião contrária.Em relação aos partidos, realce para mais uma descida do PS - ainda que ligeira - que reúne agora 42,5% das intenções de voto. O PSD sobe meio ponto (33%), a CDU mantém os 8%, o Bloco de Esquerda sobe três décimas (6,9%), a mesma subida que regista o CDS (6,3%).A sondagem mostra também que a ligeira subida de popularidade de José Sócrates (+0,8%) não compensou a perda de simpatia pelo governo (-2,9%), que se encontra agora com um saldo negativo de 12%. No capítulo da popularidade é Francisco Louçã quem regista a maior subida (+2,6%), tendo todos os restantes líderes partidários descido nas preferências dos portugueses.
A sondagem, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença foi efectuada de 24 a 28 de Janeiro, tendo sido validadas 1021 entrevistas.

Sem comentários: