domingo, 8 de fevereiro de 2009

Convenção Nacional do BE: Representação Transmontana nos órgãos nacionais do Bloco de Esquerda

VI Convenção do Bloco - Fotos de Carla Luís

Decorreu neste fim-de-semana em Lisboa a VI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Estas convenções nacionais acontecem de 2 em 2 anos e é aí que se elegem os órgãos nacionais para os períodos entre Convenções. Para esta VI Convenção apresentaram-se 3 moções – moção A “Toda a luta da esquerda socialista para 2009” da qual Francisco Louçã era o primeiro subscritor; moção B “Construindo a democracia de base – por uma maioria social de esquerda” cujo primeiro subscritor era Teodósio Alcobia; moção C “combater o capitalismo ousar o socialismo” com Gil Garcia como primeiro subscritor. Desta convenção saiu vencedora por larga maioria a moção A com 84,12% dos votos dos delegados.
Quanto à eleição para os órgãos nacionais e para este próximo mandato de 2 anos, a eleição determinou os seguintes resultados:

Comissão de Direitos:
Moção A – 75,59% correspondendo a 5 mandatos;
Moção B – 8,95% correspondendo a 1 mandato;
Moção C – 13,76% correspondendo a 1 mandato;

Mesa Nacional:
Moção A – 77,28% ao que correspondem 63 mandatos;
Moção B – 7,22% ao que correspondem 6 mandatos;
Moção C – 13,59% ao que correspondem 11 mandatos;

De salientar o facto de terem sido eleitos para a Mesa Nacional, pela primeira vez nestes 10 anos de existência do Bloco de Esquerda, elementos pertencentes às distritais de Bragança e Vila Real, nomeadamente, Luís Vale e Ariana Meireles.

Sem comentários: