sábado, 14 de fevereiro de 2009

É bom ter 10 anos: Bloco celebra aniversário

Assinala-se a 28 de Fevereiro a passagem de dez anos sobre a assembleia de fundação do Bloco de Esquerda. Em 1999, no Forum Lisboa, tornava-se público o manifesto Começar de Novo e iniciava-se a subscrição pública do novo partido. Dez anos depois, o Bloco inicia um ciclo nacional de iniciativas de convívio, começando em Lisboa no dia 28. Os bloquistas do distrito reunem-se para um almoço no Mercado da Ribeira (inscrições aqui) e recebem uma cópia do documentário "Nasceu uma Estrela" (ver o resumo aqui), que percorre os primeiros dez anos da afirmação desta esquerda socialista.

Ao longo dos meses de Março e Abril, decorrerão em todos os distritos iniciativas de comemoração dos dez anos do Bloco, com a projecção de partes do documentário "Nasceu uma Estrela", distribuído em versão completa.
O documentário, de 50 minutos, é da responsabilidade de Jorge Costa e Daniel Oliveira e conta a história da formação do Bloco, dos primeiros contactos entre as forças que o precederam até à eleição do primeiro grupo parlamentar.
A esta primeira parte, somam-se três pequenos filmes temáticos: "Todos juntos pela luta toda" (em torno das questões do trabalho), "Bem-vindos ao século XXI" (sobre as lutas pelos direitos individuais e a vitória na legalização do aborto) e "Outro mundo é possível" (sobre a intervenção internacionalista do Bloco). Para a realização deste filme foram entrevistados dezenas de bloquistas e também observadores e activistas de vários quadrantes: Carvalho da Silva, Boaventura Sousa Santos, Ulisses Garrido, André Freire, Pedro Magalhães.

Sem comentários: