terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

SIM! Pelo Nordeste, por Mirandela e pela Linha do Tua!












A Assembleia Municipal de Mirandela acabou de aprovar a realização do referendo acerca da Linha do Tua, faltando apenas a aprovação do Tribunal Constitucional.

Realizando-se o referendo, o Bloco de Esquerda vai lutar pelo Sim, em defesa da linha ferroviária e da preservação de toda paisagem do Tua. O que está em causa é de uma importância enorme para o município de Mirandela e para toda a região.

O Bloco participará nesta votação tornando claro aquilo que tem sido escondido tanto pelo Governo como pelas empresas que estão com interesses avultados na construção da barragem Foz–Tua.

Em recentes declarações, a secretária de Estado Ana Paula Vitorino afirmou que, apesar da construção da barragem, também é possível que a linha continue a chegar ao Tua. Porém, de imediato, a EDP veio dizer que se torna totalmente impossível incluir uma nova linha no caderno de encargos da barragem. Quem está, afinal, a falar verdade?

É lamentável que Governo e EDP se unam na destruição do vale do Tua, com o único objectivo de o transformar num reservatório de água. A produção de energia na barragem de Foz – Tua seria irrelevante. O grande interesse da EDP reside apenas no armazenamento de água para reforço do caudal do Douro quando este for insuficiente. A EDP quer alimentar as centrais hidroeléctricas do Douro, com maior capacidade de produção de electricidade, à custa do património ambiental e paisagístico do Tua.

Apesar de só hoje terminar a consulta pública do estudo de impacte ambiental da barragem, o Governo já se decidiu na prática pela construção da barragem e pela sua adjudicação à EDP, invertendo completamente a ordem do processo. O referendo será uma forte resposta da população de Mirandela a este estranho conceito do Governo de democracia e de participação pública.

O Bloco de Esquerda estará nas ruas a lutar pela Linha, pelo Rio, porque o desenvolvimento de toda esta região passa pela preservação do Vale e pela recuperação da Linha do Tua.

BE/Mirandela – 17.Fevereiro.2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens. Bloco,mais cedo ou mais tarde serás reconhecido pela maioria do povo,porque simplesmente estás a fazer o que é correcto e justo.