quarta-feira, 9 de julho de 2008

Bloco de Esquerda em defesa da Linha do Tua

Linha do Tua - foto do site linhadotua.netFrancisco Louçã percorreu nesta Terça-feira a linha ferroviária do Tua, no percurso Foz Tua-Mirandela, ameaçada pela construção de uma grande barragem anunciada pelo Governo. O deputado do Bloco fez a visita acompanhado pelo núcleo de Vila Real da Quercus, pelo Movimento Cívico da Linha do Tua e por membros do BE de Mirandela, observando a esplêndida paisagem das gargantas apertadas do vale do Tua e do Douro Vinhateiro, classificada como património mundial da Humanidade pela Unesco.
São estas condições únicas e singulares que todos os anos atraem inúmeros turistas e visitantes a viajar nesta linha, uma importante obra de engenharia com cerca de 120 anos, só por si uma já importante património que deveria ser protegido.
Esta linha serve também as populações locais, atravessando Trás-os-Montes de norte e a sul e fazendo a ligação com a linha do Douro e o litoral.
O avanço desta barragem, já adjudicada à EDP sem ter sido feito o respectivo estudo de impacto ambiental, vai submergir mais de metade da Linha, inviabilizando-a.
Perde-se, assim, um dos principais eixos de ligação da região, nomeadamente a potencialidade de ligação a outros concelhos do distrito e a Espanha, bem como um pólo de promoção de actividades turísticas, com a consequente perda de oportunidade de revitalização económica e criação de emprego durável na região.
Estes são algumas das razões que motivaram a apresentação recente na Assembleia da República de uma petição cidadã que reuniu mais de 5 mil assinaturas em defesa da linha do Tua.
Além disso, a albufeira vai submergir uma grande área de produção de vinho inserida na Região Demarcada do Douro, bem como importantes unidades termais, o que vai afectar directamente actividades de que depende a subsistência de muitas famílias e a sua permanência em meio rural.
Esta obra irá ter um contributo muito residual no panorama energético do país, em comparação com os elevados impactos negativos que tem em termos ambientais, económicos e sociais. E vai ser concessionada por um período até 75 anos, ficando o interesse público dependente no longo prazo dos interesses privados.

Leia projecto de resolução do BE que recomenda ao Governo a suspensão das barragens de Foz Tua, Fridão, Almourol e Baixo Sabor.

Sem comentários: