Uma mulher de 47 anos morreu esta sexta-feira, em mais um acidente na Linha do Tua (Trás-os- Montes), provocado pelo descarrilamento de uma carruagem que transportava 48 pessoas. Há ainda pelo menos 10 feridos graves. Estes acidentes têm causado "estranheza", principalmente os dois últimos, por ocorrerem depois de feitas intervenções para a melhoria das condições de segurança da linha. O Bloco de Esquerda quer explicações de Mário Lino no parlamento.
O incidente deu-se a cerca de 1 km a sul da estação de Brunheda. A composição ficou tombada três a quatro metros abaixo da linha mas no lado contrário do rio Tua - que segue dezenas de metros abaixo da ferrovia. A protecção civilk confirma a morte d euma mulher de 47 anos, tendo os cerca de 42 feridos sido encaminhados para os hospitais de Bragança, Vila Real e Mirandela, bem como para o Centro de Saúde de Carrazeda de Anciâes.
O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, referiu que "o maquinista disse ter sentido uma explosão no "bogie" [designação inglesa do conjunto de eixos da composição] no momento antes do descarrilamento, mas não conseguiu perceber se ela ocorreu na linha ou na carruagem". Entretanto, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou o encerramento temporário da Linha do Tua até se apurarem as causas do acidente. O Bloco de Esquerda já reagiu ao sucedido na linha do Tua, expressando "as suas condolências à família da vítima mortal e a sua solidariedade para com os feridos". O Bloco pede também a presença de Mário Lino no parlamento. "Perante o trágico acidente hoje ocorrido e perante as dúvidas levantadas, quer por autarcas, que afirmam desconhecer os resultados dos inquéritos aos acidentes anteriores, e também pela população local, o Bloco de Esquerda entende que o Ministro das Obras Públicas deve dar esclarecimentos em sede parlamentar, sobre as conclusões dos anteriores inquéritos, sobre o estado de conservação e segurança da linha e do material circulante, assim como das intenções do Governo em relação ao futuro desta linha ferroviária."
No último ano e meio houve quatro acidentes na Linha do Tua. O mais grave, em Fevereiro de 2007, fez três vítimas mortais, o primeiro acidente fatal nesta linha com 120 anos de história. Estes acidentes têm causado "estranheza", principalmente os dois últimos, por ocorrerem depois de feitas intervenções para a melhoria das condições de segurança da linha. Enquanto dois deles foram alegadamente causados por aluimento de terras e pedras, continuam por desvendar as causas do último.
A linha do Tua tem actualmente uma extensão de 60 quilómetros e é o único troço ferroviário do nordeste transmontano, depois da desactivação de diversas linhas na década de 1990, fazendo a ligação com a linha do Douro. Todos os dias é procurada por dezenas de pessoas, aumentando o seu número nos meses de verão devido ao turismo.
Parte do trajecto da Linha do Tua encontra-se neste momento ameaçada de submersão pela albufeira prevista para a Barragem do Tua, já adjudicada à EDP. Se for concretizada a construção, será submersa parte da linha, deixando-a isolada da restante rede nacional ferroviária e tornando-a inviável.
Estes são algumas das razões que motivaram a apresentação recente na Assembleia da República de uma petição cidadã que reuniu mais de 5 mil assinaturas em defesa da linha do Tua. Também o Bloco de Esquerda visitou o local há pouco mais de um mês e recomendou ao governo a suspensão da barragem prevista para o local. Cronologia dos principais acidentes e intervenções na linha ferroviária do Tua desde a sua inauguração (Lusa):
Setembro 1887 - Inauguração da Linha do Tua (entre o Tua e a cidade de Mirandela), nove anos depois da apresentação dos projectos para a sua construção.
Dezembro 1906 - Conclusão da extensão da linha até Bragança, num projecto que previa uma ligação até Espanha que nunca se veio a concretizar.
Abril 1910 - Abílio Beça, um dos principais promotores da linha, morre trucidado por um comboio.
Anos 40 - A Linha do Tua passa da Companhia Nacional para a gestão da CP.
1992 - Encerramento da circulação ferroviária no troço entre Mirandela e Bragança, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.
Julho 1995 - É inaugurado o Metro de Mirandela, que possibilita a reabertura da linha entre a cidade e a localidade de Carvalhais.
Abril 2001 - A plataforma da via de circulação é arrastada para o rio, devido a um deslizamento de pedras. Os carris ficam pendurados sobre as águas, mas não há registo de outros danos. A circulação fica interrompida durante vários dias.
Janeiro 2004 - É inaugurada a renovada estação ferroviária de Bragança.
2006 - Dois milhões de euros são investidos em obras de consolidação e reparação da linha.
12 Fevereiro 2007 - Um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Morrem três dos cinco passageiros que faziam a ligação entre as estações da Foz do Tua e Mirandela.
Janeiro de 2008 - Reabertura da linha depois do acidente anterior.
10 Abril 2008 - Três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, numa acidente na linha.
06 Junho 2008 - Uma composição do metro de Mirandela descarrila perto da Estação Foz Tua, a poucos metros do local onde decorrera o acidente de Abril. O maquinista e dois passageiros ficam feridos sem gravidade. O ministro dos Transportes, Mário Lino, afirma que os terrenos são instáveis e que os acidentes podem "ocorrer com alguma facilidade" na linha.
22 Agosto 2008 - Um acidente ferroviário perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou hoje pelo menos dois mortos e dezenas de feridos.
O incidente deu-se a cerca de 1 km a sul da estação de Brunheda. A composição ficou tombada três a quatro metros abaixo da linha mas no lado contrário do rio Tua - que segue dezenas de metros abaixo da ferrovia. A protecção civilk confirma a morte d euma mulher de 47 anos, tendo os cerca de 42 feridos sido encaminhados para os hospitais de Bragança, Vila Real e Mirandela, bem como para o Centro de Saúde de Carrazeda de Anciâes.
O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, referiu que "o maquinista disse ter sentido uma explosão no "bogie" [designação inglesa do conjunto de eixos da composição] no momento antes do descarrilamento, mas não conseguiu perceber se ela ocorreu na linha ou na carruagem". Entretanto, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou o encerramento temporário da Linha do Tua até se apurarem as causas do acidente. O Bloco de Esquerda já reagiu ao sucedido na linha do Tua, expressando "as suas condolências à família da vítima mortal e a sua solidariedade para com os feridos". O Bloco pede também a presença de Mário Lino no parlamento. "Perante o trágico acidente hoje ocorrido e perante as dúvidas levantadas, quer por autarcas, que afirmam desconhecer os resultados dos inquéritos aos acidentes anteriores, e também pela população local, o Bloco de Esquerda entende que o Ministro das Obras Públicas deve dar esclarecimentos em sede parlamentar, sobre as conclusões dos anteriores inquéritos, sobre o estado de conservação e segurança da linha e do material circulante, assim como das intenções do Governo em relação ao futuro desta linha ferroviária."
No último ano e meio houve quatro acidentes na Linha do Tua. O mais grave, em Fevereiro de 2007, fez três vítimas mortais, o primeiro acidente fatal nesta linha com 120 anos de história. Estes acidentes têm causado "estranheza", principalmente os dois últimos, por ocorrerem depois de feitas intervenções para a melhoria das condições de segurança da linha. Enquanto dois deles foram alegadamente causados por aluimento de terras e pedras, continuam por desvendar as causas do último.
A linha do Tua tem actualmente uma extensão de 60 quilómetros e é o único troço ferroviário do nordeste transmontano, depois da desactivação de diversas linhas na década de 1990, fazendo a ligação com a linha do Douro. Todos os dias é procurada por dezenas de pessoas, aumentando o seu número nos meses de verão devido ao turismo.
Parte do trajecto da Linha do Tua encontra-se neste momento ameaçada de submersão pela albufeira prevista para a Barragem do Tua, já adjudicada à EDP. Se for concretizada a construção, será submersa parte da linha, deixando-a isolada da restante rede nacional ferroviária e tornando-a inviável.
Estes são algumas das razões que motivaram a apresentação recente na Assembleia da República de uma petição cidadã que reuniu mais de 5 mil assinaturas em defesa da linha do Tua. Também o Bloco de Esquerda visitou o local há pouco mais de um mês e recomendou ao governo a suspensão da barragem prevista para o local. Cronologia dos principais acidentes e intervenções na linha ferroviária do Tua desde a sua inauguração (Lusa):
Setembro 1887 - Inauguração da Linha do Tua (entre o Tua e a cidade de Mirandela), nove anos depois da apresentação dos projectos para a sua construção.
Dezembro 1906 - Conclusão da extensão da linha até Bragança, num projecto que previa uma ligação até Espanha que nunca se veio a concretizar.
Abril 1910 - Abílio Beça, um dos principais promotores da linha, morre trucidado por um comboio.
Anos 40 - A Linha do Tua passa da Companhia Nacional para a gestão da CP.
1992 - Encerramento da circulação ferroviária no troço entre Mirandela e Bragança, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.
Julho 1995 - É inaugurado o Metro de Mirandela, que possibilita a reabertura da linha entre a cidade e a localidade de Carvalhais.
Abril 2001 - A plataforma da via de circulação é arrastada para o rio, devido a um deslizamento de pedras. Os carris ficam pendurados sobre as águas, mas não há registo de outros danos. A circulação fica interrompida durante vários dias.
Janeiro 2004 - É inaugurada a renovada estação ferroviária de Bragança.
2006 - Dois milhões de euros são investidos em obras de consolidação e reparação da linha.
12 Fevereiro 2007 - Um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Morrem três dos cinco passageiros que faziam a ligação entre as estações da Foz do Tua e Mirandela.
Janeiro de 2008 - Reabertura da linha depois do acidente anterior.
10 Abril 2008 - Três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, numa acidente na linha.
06 Junho 2008 - Uma composição do metro de Mirandela descarrila perto da Estação Foz Tua, a poucos metros do local onde decorrera o acidente de Abril. O maquinista e dois passageiros ficam feridos sem gravidade. O ministro dos Transportes, Mário Lino, afirma que os terrenos são instáveis e que os acidentes podem "ocorrer com alguma facilidade" na linha.
22 Agosto 2008 - Um acidente ferroviário perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou hoje pelo menos dois mortos e dezenas de feridos.
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