
O incidente deu-se a cerca de 1 km a sul da estação de Brunheda. A composição ficou tombada três a quatro metros abaixo da linha mas no lado contrário do rio Tua - que segue dezenas de metros abaixo da ferrovia. A protecção civilk confirma a morte d euma mulher de 47 anos, tendo os cerca de 42 feridos sido encaminhados para os hospitais de Bragança, Vila Real e Mirandela, bem como para o Centro de Saúde de Carrazeda de Anciâes.
O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, referiu que "o maquinista disse ter sentido uma explosão no "bogie" [designação inglesa do conjunto de eixos da composição] no momento antes do descarrilamento, mas não conseguiu perceber se ela ocorreu na linha ou na carruagem". Entretanto, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou o encerramento temporário da Linha do Tua até se apurarem as causas do acidente. O Bloco de Esquerda já reagiu ao sucedido na linha do Tua, expressando "as suas condolências à família da vítima mortal e a sua solidariedade para com os feridos". O Bloco pede também a presença de Mário Lino no parlamento. "Perante o trágico acidente hoje ocorrido e perante as dúvidas levantadas, quer por autarcas, que afirmam desconhecer os resultados dos inquéritos aos acidentes anteriores, e também pela população local, o Bloco de Esquerda entende que o Ministro das Obras Públicas deve dar esclarecimentos em sede parlamentar, sobre as conclusões dos anteriores inquéritos, sobre o estado de conservação e segurança da linha e do material circulante, assim como das intenções do Governo em relação ao futuro desta linha ferroviária."
No último ano e meio houve quatro acidentes na Linha do Tua. O mais grave, em Fevereiro de 2007, fez três vítimas mortais, o primeiro acidente fatal nesta linha com 120 anos de história. Estes acidentes têm causado "estranheza", principalmente os dois últimos, por ocorrerem depois de feitas intervenções para a melhoria das condições de segurança da linha. Enquanto dois deles foram alegadamente causados por aluimento de terras e pedras, continuam por desvendar as causas do último.
A linha do Tua tem actualmente uma extensão de 60 quilómetros e é o único troço ferroviário do nordeste transmontano, depois da desactivação de diversas linhas na década de 1990, fazendo a ligação com a linha do Douro. Todos os dias é procurada por dezenas de pessoas, aumentando o seu número nos meses de verão devido ao turismo.
Parte do trajecto da Linha do Tua encontra-se neste momento ameaçada de submersão pela albufeira prevista para a Barragem do Tua, já adjudicada à EDP. Se for concretizada a construção, será submersa parte da linha, deixando-a isolada da restante rede nacional ferroviária e tornando-a inviável.
Estes são algumas das razões que motivaram a apresentação recente na Assembleia da República de uma petição cidadã que reuniu mais de 5 mil assinaturas em defesa da linha do Tua. Também o Bloco de Esquerda visitou o local há pouco mais de um mês e recomendou ao governo a suspensão da barragem prevista para o local. Cronologia dos principais acidentes e intervenções na linha ferroviária do Tua desde a sua inauguração (Lusa):
Setembro 1887 - Inauguração da Linha do Tua (entre o Tua e a cidade de Mirandela), nove anos depois da apresentação dos projectos para a sua construção.
Dezembro 1906 - Conclusão da extensão da linha até Bragança, num projecto que previa uma ligação até Espanha que nunca se veio a concretizar.
Abril 1910 - Abílio Beça, um dos principais promotores da linha, morre trucidado por um comboio.
Anos 40 - A Linha do Tua passa da Companhia Nacional para a gestão da CP.
1992 - Encerramento da circulação ferroviária no troço entre Mirandela e Bragança, numa extensão de cerca de 80 quilómetros.
Julho 1995 - É inaugurado o Metro de Mirandela, que possibilita a reabertura da linha entre a cidade e a localidade de Carvalhais.
Abril 2001 - A plataforma da via de circulação é arrastada para o rio, devido a um deslizamento de pedras. Os carris ficam pendurados sobre as águas, mas não há registo de outros danos. A circulação fica interrompida durante vários dias.
Janeiro 2004 - É inaugurada a renovada estação ferroviária de Bragança.
2006 - Dois milhões de euros são investidos em obras de consolidação e reparação da linha.
12 Fevereiro 2007 - Um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Morrem três dos cinco passageiros que faziam a ligação entre as estações da Foz do Tua e Mirandela.
Janeiro de 2008 - Reabertura da linha depois do acidente anterior.
10 Abril 2008 - Três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, numa acidente na linha.
06 Junho 2008 - Uma composição do metro de Mirandela descarrila perto da Estação Foz Tua, a poucos metros do local onde decorrera o acidente de Abril. O maquinista e dois passageiros ficam feridos sem gravidade. O ministro dos Transportes, Mário Lino, afirma que os terrenos são instáveis e que os acidentes podem "ocorrer com alguma facilidade" na linha.
22 Agosto 2008 - Um acidente ferroviário perto da estação de Abrunheda, Carrazeda de Ansiães, causou hoje pelo menos dois mortos e dezenas de feridos.
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