segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Linha do Tua: Bloco exige apuramento de responsabilidades políticas


A deputada Helena Pinto anunciou que o Bloco de Esquerda vai insistir no apuramento de responsabilidades políticas na "degradação" da linha do Tua onde morreram quatro pessoas na sequência de outros tantos acidentes. Helena Pinto fez estas declarações nesta Segunda feira em Mirandela, após o encontro que teve com José Silvano, presidente da câmara local e responsável pelo Metro de Mirandela.
A deputada bloquista considera essencial que se apurem responsabilidades políticas no desinvestimento na linha do Tua, que atribui "aos sucessivos governos, mas também ao actual" e salienta: "Em Outubro de 2006 foi aprovado um plano de investimentos para esta linha e é necessário questionar da responsabilidade deste investimento não ter sido executado como devia ter sido". As conclusões da investigação ao último acidente apontam para defeitos grosseiros na linha e desadequação das carruagens. Com o objectivo de apurar responsabilidades políticas o Bloco de Esquerda vai insistir na audição parlamentar das empresas responsáveis pela linha.
O Bloco quer ainda que o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) explique "em que condições pretende reabrir a linha, em Março de 2009".

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou entusiasta dos caminhos de ferro, sócio da APAC, sou contra o encerramento desta Linha e, como medalha de bom comportamento, sou também (+ a minha mulher) sinistrado do passado 22AGO08.
Li o vosso artigo e, além de sentir que me assiste o direito de apontar o "dedo" ao/aos responsáveis pelo descarrilamento, penso levar a cabo uma acção contra a REFER enquanto responsavel pela infra-estrutura. Sabendo como é a justiça em Portugal, quem tem dinheiro, tem "justiça, quem o não tem, desespera e nunca se lhe ouve a voz.
Esperando que essa vossa posição (vai insistir na audição parlamentar das empresas responsáveis pela linha.) resulte a favor do país em geral e dos sinistrados e familiares em particular, grato pela atenção, Vitor Simões

Anónimo disse...

Caro, Vitor Simões poderia enviar uma mail para o endereço do Bloco Mirandela, para podermos conversar!

bloco.mirandela@gmail.com

um abraço