quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PS e o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Juventude Socialista muda de opinião

Em entrevista ao jornal Público, Alberto Martins, presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, admite que o casamento de pessoas do mesmo sexo não será referendado e veio usar o mesmo argumento de José Sócrates no último debate quinzenal na Assembleia da República, quando este afirmou que "O casamento de homossexuais não está na agenda política nem do Governo nem do PS. Não está no programa do Governo do PS e o PS não anda a reboque de nenhum outro partido".
Com o aproximar das eleições, o PS vem afirmar que o casamento civil não será discutido na AR por não estar no programa do partido e por não ter sido suficientemente discutida na sociedade, e o tema não irá a referendo pois os assuntos "que tocam a consciência das pessoas ou as opções de natureza pessoal mais íntima ou de concepções de vida" não devem ser referendados. Alberto Martins diz que o pior que uma questão cultural como esta deve ser ganha com esclarecimento e que o pior que se podia fazer seria "apresentar propostas experimentalistas ou vanguardistas e não procurar o maior consenso". Apesar destes argumentos, nega qualquer acusação de calculismo político.
Na semana passada, a direcção do grupo parlamentar do PS propôs a disciplina de voto para chumbar os diplomas apresentados pelo Bloco de Esquerda e "Os Verdes". Depois de alguns deputados socialistas se terem pronunciado contra, a bancada parlamentar do partido anunciou que só irá tomar uma decisão definitiva a dois de Outubro.
Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, avisa que o PCP irá votar a favor do projecto de lei apresentado pelos Verdes mas que se irá abster no projecto apresentado pelo BE por terem algumas dúvidas "sobre a forma como o casamento é definido e sobre o âmbito dos efeitos da alteração que o projecto do BE traz".
O tema será debatido no próximo dia 10 na Assembleia da República, onde será apresentado um projecto de lei do Bloco de Esquerda.

Sem comentários: