segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Acidente/Tua: Secretária Estado dos Transportes admite falha humana na detecção dos erros da linha‏

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, admitiu hoje a existência de falhas humanas na detecção ou na correcção dos erros da linha ferroviária do Tua, tendo sido ordenadas averiguações internas na CP e na Refer.

Falando perante a comissão parlamentar de Obras Públicas depois de um pedido nesse sentido feito por vários partidos da oposição, Ana Paula Vitorino disse que “aparentemente houve falhas humanas”, na “detecção ou na correcção" de falhas da linha do Tua, onde houve um acidente de grandes dimensões em Agosto, causando um morto.

Segundo a secretária de Estado, estão a decorrer averiguações internas na CP e na Refer para apurar responsabilidades que "podem dar em processos disciplinares" para os técnicos responsáveis por essas falhas.

Ana Paula Vitorino esteve hoje no Parlamento, em substituição do ministro da tutela, que está ausente do país, e foi questionada sobre o problema da Linha do Tua, uma via onde ocorreram três acidentes no espaço de ano e meio.

As causas do acidente de Agosto, o futuro da linha do Tua, quais os investimentos previstos para aquela ferrovia e a futura barragem eram algumas das questões que os deputados pretendiam ver esclarecidas.

Já no final da reunião, que se prolongou por quatro horas, a secretária de Estado disse que aquelas averiguações internas foram determinadas pelo ministro no final de Outubro e que o prazo é de um mês, pelo que "na próxima semana, ou na outra, já deverá haver conclusões".

Ana Paula Vitorino disse ainda que a linha do Tua se vai manter encerrada até Março de 2009, porque o plano de intervenção na linha do Tua foi entregue quinta-feira no Ministério pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) e as obras só estarão concluídas nessa ocasião.

A secretária de Estado escusou-se a quantificar o montante do investimento do plano, alegando que só é possível saber o total "quando as obras estiverem terminadas".

Entre as alterações a realizar na linha do Tua contam-se a substituição da automotora, trabalhos de consolidação do carril, intervenções no material circulante, um levantamento geotérmico do local e a colocação de um sistema de monitorização e detecção da queda de objectos na linha.

Dos 54 quilómetros que compõem a linha do Tua, catorze - do quilómetro 40 ao 54 - já foram totalmente intervencionados, acrescentou.

Perante várias acusações à tutela de "incúria, incoerência e discrepância" face aos acidentes na linha do Tua, que tiveram como principal protagonista o deputado social-democrata Fernando Santos Pereira, Ana Paula Vitorino remeteu responsabilidades para o último governo de coligação PSD-CDS/PP, acusando-o de ter investido apenas 50 mil euros naquela linha.

Em 2005, o actual Governo investiu naquela linha 423 mil euros, seguindo-se depois investimentos de quase cinco milhões, disse a governante.

Por outro lado, as inspecções realizadas em 2000 naquela linha apontavam para a necessidade de 79 intervenções, das quais apenas foram realizadas 12 até ao acidente de 2007, embora tenha aumentado a periodicidade de vigilância e fiscalização, salientou.

No entanto, Ana Paula Vitorino admitiu que em 2006 o Governo já tinha determinado um investimento "profundo" na linha do Tua que só agora está a ser realizado.

Esta admissão motivou acusações por parte dos deputados da oposição que contestaram o facto de se ter demorado dois anos para investir numa linha onde já tinham sido detectados problemas.

No final da audiência da secretária de Estado na Comissão de Obras Públicas, todos os partidos da oposição referiram não ter ficado esclarecidos sobre as causas do acidente na linha do Tua e o futuro da linha. Apenas os deputados do PS se mostraram esclarecidos.



CP.

Lusa/fim

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