segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Professores voltam às ruas dia 26

Os professores realizam a partir de amanhã concentrações regionais de protesto contra o modelo de avaliação de desempenho do Ministério da Educação de Maria de Lurdes Rodrigues e o novo Estatuto da Carreira Docente. Amanhã será a vez das concentrações da região Norte, que se realizam no Porto, em Braga, em Bragança, em Viana do Castelo e em Vila Real. Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, voltou a afirmar que entre a suspensão do actual modelo e a sua aplicação, não existem soluções intermédias.

As concentrações de amanhã são as seguintes:

Porto: 19h, Praça da Liberdade

Braga: 21h, Praça do Pópulo

Bragança: 19h, Praça Cavaleiro Ferreira

Viana do Castelo: 19h, Praça da República

Vila Real: 19h30, Praça Diogo Cão

Na quarta-feira, será a vez das manifestações na região centro, na quinta em Lisboa e Vale do Tejo e na sexta-feira na região Sul.

Na sexta-feira, dia 28 de Novembro, os sindicatos de Professores voltam ao Ministério da Educação, convocados pelo Ministério da Educação. No site da Fenprof, Mário Nogueira esclarece que "entre a suspensão do actual modelo e a sua aplicação, não existem soluções intermédias, logo, a suspensão é pressuposto de verificação obrigatória para qualquer outra discussão." Por isso, para a plataforma sindical não há entendimento possível que não seja em torno da suspensão imediata do actual modelo.

Mário Nogueira esclarece ainda que para a plataforma sindical "as medidas anunciadas pelo ME não vão nesse sentido e pretendem apenas permitir que o modelo se aplique. Um modelo que a FENPROF rejeita e que tem pressupostos inaceitáveis: o de que a carreira docente se organiza em categorias hierarquizadas; o de que o reconhecimento do mérito dos professores se deve sujeitar a quotas!".

Sem comentários: